O Núcleo de Projetos de Extensão do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) está iniciando processo seletivo para seu primeiro Curso de Extensão em Música. As inscrições começaram no último dia 15 e vão até o dia 26 de outubro.

O curso oferecido pelo Cesmac é gratuito e prevê o aprofundamento em teoria e prática musical. Podem participar do processo seletivo alunos, professores e funcionários da instituição, além de pessoas da comunidade em geral. Conhecimentos básicos sobre música são pré-requisitos importantes, mas o curso também se abre para iniciantes.

Com a seleção dos músicos, o Cesmac pretende formar um grupo de câmara até o final de 2008. A instituição oferece 10 vagas para o aprendizado em instrumentos de sopro (trompete e trombone) e mais 10 para instrumentos de corda (viola e violino). Metade das vagas oferecidas é reservada ao público externo.

As aulas serão realizadas duas vezes por semana Faculdade de Educação e Comunicação (Fecom) do Cesmac – antigo Colégio Guido –, com dias e horários a serem definidos após o período de seleção que será nos dias 29 e 30 de outubro. O músico Nilton da Silva Souza será o professor da turma de instrumentos de sopro, enquanto Elieser Cassimiro da Silva ficará responsável pela turma de instrumentos de corda.

Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição disponível no site do Cesmac (www.cesmac.com.br) e encaminhar para o Núcleo de Pesquisa e Extensão localizado na sede da Fundação Jayme de Altavilla (Fejal). O endereço é Rua Cônego Machado, 917, Farol. Maiores informações: 3215-5058. O resultado da seleção para as vagas ofertadas será divulgado no dia 05 de novembro no site do Cesmac.

Esta não é a primeira empreitada musical do Cesmac. Há um ano, a instituição de ensino superior criou o Coral Cesmac, formado por alunos, funcionários e professores. O grupo de coralistas, constituído de 47 vozes, vem se presentando em inúmeros eventos importantes promovidos no Estado, entre eles o Encontro de Corais de Maceió (Encorama), realizado recentemente pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em novembro, o Coral Cesmac vai marcar presença também no Nordeste Cantat, um evento que reúne grupos internacionais de coral.

About these ads